
Esta data foi criada nos Estados Unidos, mas em pelo menos onze países o Dia dos Pais é comemorado de acordo com a tradição de cada país.
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães. Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana. Em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Sim, aconteceu com a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd que, ao ouvir um sermão no dia dedicado às mães em 1909, teve a idéia de criar o Dia dos Pais. A moça pretendia homenagear William Jackson Smart, seu próprio pai, militar que criou sozinho seus seis filhos logo após a morte de sua esposa em 1898.
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos, e também pediu auxílio a uma entidade de jovens cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano, então, foi comemorado em 19 de junho daquele ano, no aniversário de Smart. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Em 1972, tornou-se uma festa nacional com a oficialização do então presidente Richard Nixon. Desde então, nos Estados Unidos, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no terceiro de junho.
Conta-se que, no Brasil, a criação da data é atribuída ao publicitário Sílvio Bhering em meados da década de 50. Foi em 14 de agosto de 1953 que foi comemorado pela primeira vez o Dia dos Pais no país. A data foi alterada para o segundo domingo de agosto por questões comerciais.
Portal TerraAdaptação: Ludimila L. P.
Poema em Homenagem aos Pais
Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?
Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?
Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?
Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?
Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?
Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?
Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais, meu PAI.
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?
Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?
Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?
Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?
Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?
Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?
Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais, meu PAI.
Autor ( Maria Cristina Tavares Seixas Felipe )
Programa Completo I - O Melhor Pai do Mundo
Objetivos do Programa: Mostrar as diversas facetas de um pai.
Planos para o Programa
Personagens: Sete jovens caracterizados como:1. Abraão / 2. Sacerdote / 3. Eli / 4. Mano· /5. Rei Saul / 6. Rei Davi / 7. Rei Manasses /8. Oficial do Rei / Narrador.
Material necessário: Sete cartazes com as palavras: 1. Ensinar / 2. Disciplinar / 3. Criar /4. Não provocar / 5. Amar / 6. Instruir/ 7. Orar.
Representação
Um jovem lê a seguinte carta:
Querido pai, o segundo domingo de agosto chegou mais uma vez, e a cada Dia dos Pais você me parece mais jovem e bonito, pois continua a exibir a vitalidade e o entusiasmo que tinha Quando eu era criança. A cada Dia dos Pais que chega, sou eu quem ganha o presente, pois se Renova em mim o orgulho de ser filho(a) de Alguém tão dinâmico, otimista e vigoroso quanto você.
Sabe, pai, o seu maior exemplo, para mim e para todos os que lhe rodeiam, É essa vontade de ir cada vez mais longe, é essa disposição de enfrentar o mundo de peito aberto, aliando a ousadia dos jovens e a coragem dos mais experientes caçadores.
Pai, você me ensinou a não desistir com facilidade. Você me ensinou a perseguir objetivos com perseverança e impertinência, mas o mais importante É que me ensinou a fazer isso sem passar por cima de ninguém, simplesmente porque você é assim, sempre agiu assim, com determinação, mas com lealdade e é por isso que você É tão querido e amado.
Amanhã comemoraremos o Dia dos Pais e hoje queremos desejar a todos os pais ... um Feliz Dia dos Pais!î
Encenação
(Entra o primeiro jovem).
Abraão: Eu sou Abraão. Recebi de Deus a promessa de que seria o pai de uma grande nação. Minha idade já era avançada quando nasceu meu filho Isaque. Foi então que comecei a ver o cumprimento da promessa que o Senhor fizera. A meu respeito, diz a Palavra: "Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e à sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor. E pratiquem a justiça e o juízo..."
(levanta o cartaz com a palavra ENSINAR enquanto o narrador fala.)
Narrador: A BÍBLIA diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar..." Nada deveria ser mais natural para um pai cristão do que ensinar seu filho acerca de Cristo. O pai deve ensinar a seus filhos sobre as coisas espirituais não somente com palavras, mas, sobretudo com o exemplo.
(Entra o segundo jovem).
Sacerdote Eli: Eu sou o Sacerdote Eli. Meus filhos fizeram coisas erradas e eu não os disciplinei. Por isso, Deus falou através de Samuel, dizendo: "Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu" (levanta o cartaz com a palavra DISCIPLINAR enquanto o narrador fala).
Narrador: Essa É uma das partes mais difíceis da tarefa dos pais. O Pai não obter· Êxito na sua missão se não disciplinar os filhos. Muitas crianças têm sua vida destruída pela falta de disciplina.
Podem fazer o que querem sem ser repreendidas.
O conselho bíblico É: "o que retém a vara, aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina" - Provérbios 1:24
Origem do Dia dos Pais
Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washinton, teve a idéia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe. Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da sua mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal. Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai. Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a se comemorar o Dia do Pai e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a Idéia de um Dia para o Pai a nível nacional.
Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei. A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.
Dia dos Pais ao redor do mundo
Em Portugal e na Itália o dia escolhido para homenagear os pais É o dia 19 de março que É também o Dia de S. José.
Na África do Sul e Austrália, festeja-se o Dia do Pai no segundo domingo de setembro, mas não É nada tradicional.
Na Alemanha não existe um dia oficial dos pais, esse dia É celebrado na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou; os festejos compreendem ações como fazer piqueniques e passear com os filhos.
Na Argentina É festejado no terceiro domingo de setembro, neste dia as famílias juntam-se e praticam várias atividades de lazer.
No Canadá· É festejado no dia 17 de Junho, É uma data mais voltada para o consumismo, não havendo preocupação em juntar as famílias.
Na Grécia É uma comemoração muito recente e surgiu por existir o Dia da Mãe, e É comemorado no dia 21 de Junho.
Na Rússia não existe a denominação Dia do Pai, comemoram o seu dia no dia 23 de Fevereiro e chamam-lhe o Dia do Defensor da Pátria.
Encenação (continuação)
(Entra o terceiro jovem)
Manoá: Eu sou Manoá, o pai de Sansão. Eu não sabia como criar o menino que haveria de nascer; por isso orei ao Senhor, pedindo que me ensinasse. "...E disse: ah, Senhor meu, rogo-Te que o homem de Deus, que enviaste, venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer" (levanta o cartaz com a palavra CRIAR enquanto o narrador fala).
Narrador: O grande dever dos pais É criar bem os seus filhos. A BÍBLIA diz que estes devem ser criados "na disciplina e na admoestação do Senhor" (Elíseos 6:4). Para cumprir esta tarefa com Êxito, É necessária muita sabedoria. E os pais devem Pedi-la ao Senhor, porque Ele a dará.
(Entra o quarto jovem).
Saul: Eu sou o rei Saul. Fui o primeiro rei de Israel. Um dia fiquei com tanta raiva que cheguei a jogar uma lança contra o meu próprio filho, Jônatas. "...Pelo que Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa, e neste segundo dia da lua nova não comeu pão, pois ficara muito sentido por causa de Davi, a quem seu pai havia ultrajado."
(levanta o cartaz com as palavras NÃO PROVOCAR enquanto o narrador fala).
Narrador: Em Efésios 6:4, a Bíblia diz: "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira..." Toda a criança precisa de compreensão e instintivamente, busca isso nos pais. Se ela É rejeitada, ou se os pais não lhe dão atenção, podem estar, com isso, provocando-as à ira.
Momentos de Oração
Os filhos que têm os pais na Igreja, podem orar juntos no JA. No JA pode-se lançar o desafio de pais e filhos orarem juntos durante uma semana, com prêmios no próximo sábado para todos os pais e filhos que conseguiram vencer o desafio.
Encenação (continuação)
(Entra o quinto jovem).
Davi : Eu sou o rei Davi. Tive um grande amor pelos meus filhos, mas errei em relação a Absalão, sendo muito tolerante com ele. Quando este filho tentou roubar o meu trono, ainda assim continuei a amá-lo. Ordenei aos meus soldados: "...tratai com brandura o jovem Absalão, por amor de mim". Na sua morte, chorei amargamente: era meu filho e eu o amava (levanta o cartaz AMAR enquanto o narrador fala).
Narrador: O sentimento "sou amado como eu sou" É absolutamente essencial para a criança adquirir confiança em si mesma. As crianças precisam sentir e ouvir que são amadas pelos pais e por Deus também. Um pai que ama seus filhos, que encontra tempo para ensinar-lhes sobre Deus e sobre a vida, desfrutar· mais da presença e do amor dos filhos quando estes se tornarem adultos.
Contudo, o verdadeiro amor também se expressa na disciplina.
(Entra o sexto jovem).
Manasses: Eu sou Manasses e fui rei de Israel.
Errei muito, sendo mau exemplo nas coisas espirituais para todo o povo que me seguia. Depois me arrependi e reconheci que só o Senhor era Deus. A meu respeito, diz a BÍBLIA: "Fez o que era mau perante o Senhor, para O provocar à ira.
Ele angustiado suplicou deveras ao Senhor seu Deus...e Deus Se tornou favorável para com ele... Então reconheceu Manasses que o Senhor era Deus" (levanta o cartaz INSTRUIR enquanto o narrador fala).
Narrador: O pai deve instruir os filhos nos caminhos de Deus, pela palavra e pelo exemplo. Não fuja da sua responsabilidade - você É o sacerdote da família. Se o pai não demonstra interesse nas coisas espirituais, quando os filhos atingirem a adolescência, haver· grande possibilidade de eles se afastarem de Deus.
Dinâmica
Escolha três pais e três filhos (pode-se alterar o numero de pais e filhos de acordo com a Quantidade de membros da igreja). Chame um ajudante para lhe auxiliar e peça para seu ajudante levar os três filhos para fora da igreja.
Faça 5 perguntas para os pais como por exemplo:
1 - Qual É o seu hino predileto?
2 - Como escolheu o nome do seu filho(a)?
3 - Em que você acha que seu filho irá se formar?
4 - Qual É o esporte que você mais gosta de praticar?
5 - Qual É o seu verso bíblico favorito?
Depois de os pais responderem, peça que o auxiliar chame os filhos.
Coloque os pais ao lado de cada filho e pergunte para os filhos o que eles acham que seus pais responderam em cada pergunta
Encenação (continuação)
(Entra o sétimo jovem).
Oficial do Rei: Eu sou o oficial do rei e tenho muitos soldados sob as minhas ordens. Mas quando meu filho ficou doente, não tinha meios e nem poder para curá-lo. Fui, então, até Jesus e roguei-Lhe, dizendo:
"...Senhor, desce, antes que meu filho morra"
(levanta o cartaz ORAR).
Narrador: O pai crente conhece a única pessoa que pode resolver o problema dos seus filhos. Por isso, deve orar por eles, sabendo que somente o Senhor pode resolver seus problemas.
E isso inclui pecado, doença, drogas, mau relacionamento familiar, más companhias e outros males. Ore sem cessar com e por seus filhos.
Conclusão
(Entram todos os outros jovens).
O diretor JA diz:
Papai queremos dizer-lhe que o amamos e que seguindo estes conselhos, você será O MELHOR PAI DO MUNDO!î
Concluir falando de Deus como nosso Pai. Ele também É o Melhor Pai do Mundo.
Planos para o Programa
Personagens: Sete jovens caracterizados como:1. Abraão / 2. Sacerdote / 3. Eli / 4. Mano· /5. Rei Saul / 6. Rei Davi / 7. Rei Manasses /8. Oficial do Rei / Narrador.
Material necessário: Sete cartazes com as palavras: 1. Ensinar / 2. Disciplinar / 3. Criar /4. Não provocar / 5. Amar / 6. Instruir/ 7. Orar.
Representação
Um jovem lê a seguinte carta:
Querido pai, o segundo domingo de agosto chegou mais uma vez, e a cada Dia dos Pais você me parece mais jovem e bonito, pois continua a exibir a vitalidade e o entusiasmo que tinha Quando eu era criança. A cada Dia dos Pais que chega, sou eu quem ganha o presente, pois se Renova em mim o orgulho de ser filho(a) de Alguém tão dinâmico, otimista e vigoroso quanto você.
Sabe, pai, o seu maior exemplo, para mim e para todos os que lhe rodeiam, É essa vontade de ir cada vez mais longe, é essa disposição de enfrentar o mundo de peito aberto, aliando a ousadia dos jovens e a coragem dos mais experientes caçadores.
Pai, você me ensinou a não desistir com facilidade. Você me ensinou a perseguir objetivos com perseverança e impertinência, mas o mais importante É que me ensinou a fazer isso sem passar por cima de ninguém, simplesmente porque você é assim, sempre agiu assim, com determinação, mas com lealdade e é por isso que você É tão querido e amado.
Amanhã comemoraremos o Dia dos Pais e hoje queremos desejar a todos os pais ... um Feliz Dia dos Pais!î
Encenação
(Entra o primeiro jovem).
Abraão: Eu sou Abraão. Recebi de Deus a promessa de que seria o pai de uma grande nação. Minha idade já era avançada quando nasceu meu filho Isaque. Foi então que comecei a ver o cumprimento da promessa que o Senhor fizera. A meu respeito, diz a Palavra: "Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e à sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor. E pratiquem a justiça e o juízo..."
(levanta o cartaz com a palavra ENSINAR enquanto o narrador fala.)
Narrador: A BÍBLIA diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar..." Nada deveria ser mais natural para um pai cristão do que ensinar seu filho acerca de Cristo. O pai deve ensinar a seus filhos sobre as coisas espirituais não somente com palavras, mas, sobretudo com o exemplo.
(Entra o segundo jovem).
Sacerdote Eli: Eu sou o Sacerdote Eli. Meus filhos fizeram coisas erradas e eu não os disciplinei. Por isso, Deus falou através de Samuel, dizendo: "Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu" (levanta o cartaz com a palavra DISCIPLINAR enquanto o narrador fala).
Narrador: Essa É uma das partes mais difíceis da tarefa dos pais. O Pai não obter· Êxito na sua missão se não disciplinar os filhos. Muitas crianças têm sua vida destruída pela falta de disciplina.
Podem fazer o que querem sem ser repreendidas.
O conselho bíblico É: "o que retém a vara, aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina" - Provérbios 1:24
Origem do Dia dos Pais
Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washinton, teve a idéia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe. Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da sua mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal. Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai. Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a se comemorar o Dia do Pai e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a Idéia de um Dia para o Pai a nível nacional.
Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei. A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.
Dia dos Pais ao redor do mundo
Em Portugal e na Itália o dia escolhido para homenagear os pais É o dia 19 de março que É também o Dia de S. José.
Na África do Sul e Austrália, festeja-se o Dia do Pai no segundo domingo de setembro, mas não É nada tradicional.
Na Alemanha não existe um dia oficial dos pais, esse dia É celebrado na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou; os festejos compreendem ações como fazer piqueniques e passear com os filhos.
Na Argentina É festejado no terceiro domingo de setembro, neste dia as famílias juntam-se e praticam várias atividades de lazer.
No Canadá· É festejado no dia 17 de Junho, É uma data mais voltada para o consumismo, não havendo preocupação em juntar as famílias.
Na Grécia É uma comemoração muito recente e surgiu por existir o Dia da Mãe, e É comemorado no dia 21 de Junho.
Na Rússia não existe a denominação Dia do Pai, comemoram o seu dia no dia 23 de Fevereiro e chamam-lhe o Dia do Defensor da Pátria.
Encenação (continuação)
(Entra o terceiro jovem)
Manoá: Eu sou Manoá, o pai de Sansão. Eu não sabia como criar o menino que haveria de nascer; por isso orei ao Senhor, pedindo que me ensinasse. "...E disse: ah, Senhor meu, rogo-Te que o homem de Deus, que enviaste, venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer" (levanta o cartaz com a palavra CRIAR enquanto o narrador fala).
Narrador: O grande dever dos pais É criar bem os seus filhos. A BÍBLIA diz que estes devem ser criados "na disciplina e na admoestação do Senhor" (Elíseos 6:4). Para cumprir esta tarefa com Êxito, É necessária muita sabedoria. E os pais devem Pedi-la ao Senhor, porque Ele a dará.
(Entra o quarto jovem).
Saul: Eu sou o rei Saul. Fui o primeiro rei de Israel. Um dia fiquei com tanta raiva que cheguei a jogar uma lança contra o meu próprio filho, Jônatas. "...Pelo que Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa, e neste segundo dia da lua nova não comeu pão, pois ficara muito sentido por causa de Davi, a quem seu pai havia ultrajado."
(levanta o cartaz com as palavras NÃO PROVOCAR enquanto o narrador fala).
Narrador: Em Efésios 6:4, a Bíblia diz: "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira..." Toda a criança precisa de compreensão e instintivamente, busca isso nos pais. Se ela É rejeitada, ou se os pais não lhe dão atenção, podem estar, com isso, provocando-as à ira.
Momentos de Oração
Os filhos que têm os pais na Igreja, podem orar juntos no JA. No JA pode-se lançar o desafio de pais e filhos orarem juntos durante uma semana, com prêmios no próximo sábado para todos os pais e filhos que conseguiram vencer o desafio.
Encenação (continuação)
(Entra o quinto jovem).
Davi : Eu sou o rei Davi. Tive um grande amor pelos meus filhos, mas errei em relação a Absalão, sendo muito tolerante com ele. Quando este filho tentou roubar o meu trono, ainda assim continuei a amá-lo. Ordenei aos meus soldados: "...tratai com brandura o jovem Absalão, por amor de mim". Na sua morte, chorei amargamente: era meu filho e eu o amava (levanta o cartaz AMAR enquanto o narrador fala).
Narrador: O sentimento "sou amado como eu sou" É absolutamente essencial para a criança adquirir confiança em si mesma. As crianças precisam sentir e ouvir que são amadas pelos pais e por Deus também. Um pai que ama seus filhos, que encontra tempo para ensinar-lhes sobre Deus e sobre a vida, desfrutar· mais da presença e do amor dos filhos quando estes se tornarem adultos.
Contudo, o verdadeiro amor também se expressa na disciplina.
(Entra o sexto jovem).
Manasses: Eu sou Manasses e fui rei de Israel.
Errei muito, sendo mau exemplo nas coisas espirituais para todo o povo que me seguia. Depois me arrependi e reconheci que só o Senhor era Deus. A meu respeito, diz a BÍBLIA: "Fez o que era mau perante o Senhor, para O provocar à ira.
Ele angustiado suplicou deveras ao Senhor seu Deus...e Deus Se tornou favorável para com ele... Então reconheceu Manasses que o Senhor era Deus" (levanta o cartaz INSTRUIR enquanto o narrador fala).
Narrador: O pai deve instruir os filhos nos caminhos de Deus, pela palavra e pelo exemplo. Não fuja da sua responsabilidade - você É o sacerdote da família. Se o pai não demonstra interesse nas coisas espirituais, quando os filhos atingirem a adolescência, haver· grande possibilidade de eles se afastarem de Deus.
Dinâmica
Escolha três pais e três filhos (pode-se alterar o numero de pais e filhos de acordo com a Quantidade de membros da igreja). Chame um ajudante para lhe auxiliar e peça para seu ajudante levar os três filhos para fora da igreja.
Faça 5 perguntas para os pais como por exemplo:
1 - Qual É o seu hino predileto?
2 - Como escolheu o nome do seu filho(a)?
3 - Em que você acha que seu filho irá se formar?
4 - Qual É o esporte que você mais gosta de praticar?
5 - Qual É o seu verso bíblico favorito?
Depois de os pais responderem, peça que o auxiliar chame os filhos.
Coloque os pais ao lado de cada filho e pergunte para os filhos o que eles acham que seus pais responderam em cada pergunta
Encenação (continuação)
(Entra o sétimo jovem).
Oficial do Rei: Eu sou o oficial do rei e tenho muitos soldados sob as minhas ordens. Mas quando meu filho ficou doente, não tinha meios e nem poder para curá-lo. Fui, então, até Jesus e roguei-Lhe, dizendo:
"...Senhor, desce, antes que meu filho morra"
(levanta o cartaz ORAR).
Narrador: O pai crente conhece a única pessoa que pode resolver o problema dos seus filhos. Por isso, deve orar por eles, sabendo que somente o Senhor pode resolver seus problemas.
E isso inclui pecado, doença, drogas, mau relacionamento familiar, más companhias e outros males. Ore sem cessar com e por seus filhos.
Conclusão
(Entram todos os outros jovens).
O diretor JA diz:
Papai queremos dizer-lhe que o amamos e que seguindo estes conselhos, você será O MELHOR PAI DO MUNDO!î
Concluir falando de Deus como nosso Pai. Ele também É o Melhor Pai do Mundo.
Programa Completo II - Em Julgamento, o pai
(Convidar todos os pais presentes para sentarem nos bancos reservados ao coral da igreja, caso seja possível, ou sentarem nos primeiros bancos da igreja. Sem eles terem conhecimento que serão julgados)
Personagens: Promotor, Advogada de defesa, Pais e Juiz.
JUIZ: Senhoras e Senhores, está em julgamento nesta comarca do planeta Terra um personagem vastamente conhecido pelo nome de PAI, Figura altamente controvertida, admirado por uns, amado por outros, acusado por muitos, desejado pela maioria dos solteiros, seguido por incalculável número de
casados. Sua posição neste julgamento é realmente séria. Pesa sobre ele graves acusações, tanto mais graves quando se sabe que em suas mãos está o destino do gênero humano. Com a palavra o Exmº. Sr. Promotor
PROMOTOR: Meritíssimo Sr. Juiz, prezado colega de defesa, senhoras e senhores, não é por diletantismo que ocupo a tribuna nesta ocasião. É isto sim movido pela gravidade da situação e pelo iminente perigo que ocorre o gênero humano, este homem que aqui vemos no banco dos réus, conhecido e reconhecido pela alcunha de PAI, está neste momento, sendo julgado e acusado, porque é ele o responsável único pelo descalabro da humanidade.
Seus crimes sobem aos céus desde os primórdios da humanidade, quando a vida familiar girava em torno de sua órbita. E, ainda hoje, ele se constituiu no ditador do lar, subjugando física, espiritual, moral e socialmente aquele que a providência destinou como sua companheira e que, com ele, foi criado, em pé de igualdade. à imagem e semelhança de Deus. mas não é só isso. Nós o acusamos como o esvaziador do lar, porque nunca se encontra em casa, Nós o acusamos como arbitrário, porque somente a sua palavra é lei incontestável.
Nós o acusamos como o dono da ciência, da política, do comércio, da indústria, dos esportes, porque é só ele que tem acesso a esses campos da sociedade. Nós o acusamos como usuário do seu dinheiro ganho. Nós o acusamos como culpado pelo abandono dos filhos, Nós o acusamos, por fim, por querer
sustentar seus privilégios e lutas contra a emancipação feminina.
DEFESA: Sr. Juiz, permita - me interromper esta prosopopéia sem nexo e sem fundamento. Sem nexo porque confunde homem como pai, Sem fundamento porque parte do particular para provar o universal, incorrendo num dos mais crassos erros de filosofia, ou seja, ela aplica a TODOS OS PAIS aquilo que pode ter sido elaboração de alguns, como se fosse lógico admitir que todas as mulheres são brancas porque Maria das Quantas é branca; sem fundamento porque ele, o promotor, confunde propositadamente tempo e distância, aproximando tudo deste homem - O Pai - como se tivesse acontecido com ele no dia de hoje. E como se não bastasse, chegar-se ao cúmulo de pretender apontá-lo como destruidor da humanidade. Destruidor por quê? Em nome de que princípio? De que filosofia? Que se arroga o direito de acusá-lo como tal? O solteiro? Mas se o grande sonho do solteiro e tornar-se pai? Como poderia ser ele o acusador daquilo que deseja ser? A mulher? Mas não é ela a companheira inseparável do homem? Disse o príncipe dos poetas castelhano que "E o homem é um mundo abreviado, a mulher é o sol deste céu".
Como poderia existir o mundo, se não existisse o sol? A própria palavra PAI nada mais é do que a fusão do amor do homem e da mulher. A verdade é que a suprema felicidade da mulher é encontrar no homem a calidez do seu amor e nele buscar a grandeza de ser mãe. Se a mulher também nasceu por obra do PAI, como poderia ser ela a condenadora de quem lhe deu a vida? Se existiu discriminação entre homem e mulher, ao longo da história da humanidade. Não é o homem tão vítima desta discriminação quanto a mulher? Não foi o PAI tão envolvido pelo turbilhão incontrolável dos hábitos e costumes quanto a mulher? Mas quem o acusa? E por que acusar quem também é vítima desta contextura milenar? Não é o PAI porventura, que sai de casa, desde o amanhecer, para o trabalho, para a luta do dia a dia, em busca do sustento para a mulher e para os filhos? Não é ele - O PAI - quem sacrifica o melhor de seu tempo e de sua vida para que a esposa e os filhos tenham conforto no lar? Não é ele quem se multiplica por dois ou três empregos para que os filhos possam estudar e preparar-se para a vida? E quando estão preparados à custa do alto preço de seu suor, saúde e lágrimas, eis que eles, os filhos partem para fazer a sua vida, sobrando ao PAI na mais do que as conseqüências das agruras passadas? Então é esse homem que está no banco dos réus? Olhemos para ele. Sim, olhemos para ele! Olhemos para todos os pais aqui presentes e veremos no seu rosto, não o espírito de destruição, mas a preocupação e a ânsia por encontrar solução para todos os problemas da família. Olhemos para as rugas de sua idade avançada, para os sulcos do sofrimento, para os achaques e os abalos de sua saúde e encontraremos um homem que deu sua juventude e sua vida para que o bem estar fosse um dos pilares da felicidade familiar. Se é verdade que ainda hoje destinos da humanidade estão em grande parte ao alcance de suas mãos e sob sua direção. Não é menos verdade que, a cada centímetro da glória lhe corresponde não menos dimensão de peso e sacrifício; se é verdade que ao longo dos séculos ele escreveu páginas históricas nos campos de batalhas, não é menos verdade que, preferiria a calma, o amor e a felicidade do lar do que a destruição do mesmo, do que a mutilação e o sangue dos campos em luta. Se é verdade que a ciência, a política, os esportes, os pontos chaves da vida social, estão em suas mãos de forma acentuada, não é menos verdade que talvez isso se deva mais por uma decorrência histórica do que por seus próprios esforços pela supremacia. Afinal, hoje vivemos num mundo de competições, onde a igualdade de condições e de chances põe homens e mulheres na mesma linha de frente.
Pais, é em nome do sentimento e da justiça que nos cumpre dar o real valor ao PAI. Talvez porque seus grandes sacrifícios e renúncias são rotina e constância na sua vida, e ainda o colocam no banco dos réus, hoje, diante deste mundo conturbado, onde as preocupações pela subsistência e pelo bem estar da família conseguem as forças resistentes, ao invés de um banco de réu, nós deveríamos dar-lhe um momento de glória. E eu vou mais longe. ao ponto de chamá-lo de HERÓI. Realmente, o pai moderno é um herói, um bravo, é um homem digno de nossa mais profunda homenagem, É por isso que eu peço licença para transformar este júri numa festa de gratidão por sua contribuição para o amor e a felicidade da família e do mundo, tudo isso foi e será sempre muito importante.
A todos os pais, que hoje levantamos do banco dos réus para o pedestal dos heróis, o nosso carinho, nossa comovida admiração e nosso sincero respeito. e se alguém ainda lhe passaria pela mente continuar o debate, eu citaria o famoso orador: Antônio Vieira: "Porque tenho conhecido tantos homens, sei que é mister muito tempo para se conhecer um homem."
A nós cabe neste instante, reconhecer aquilo que na verdade representa o PAI na vida humana, quanto mais, repetiremos, apenas aqui o Almirante Thompson: "O homem, somente depois de passar os umbrais da eternidade, é que está em condições de ser julgado". Tenho dito.
JUIZ: Damos por encerrado este julgamento, não só desfazendo em tempo o equívoco das acusações, sendo que, ainda, atribuindo a esta figura admirável e extraordinária -
O PAI - nosso respeitoso apreço e profundo reconhecimento pelo seu inestimável valor dentro da sociedade humana.
FELIZ DIA DOS PAIS!!!!
Personagens: Promotor, Advogada de defesa, Pais e Juiz.
JUIZ: Senhoras e Senhores, está em julgamento nesta comarca do planeta Terra um personagem vastamente conhecido pelo nome de PAI, Figura altamente controvertida, admirado por uns, amado por outros, acusado por muitos, desejado pela maioria dos solteiros, seguido por incalculável número de
casados. Sua posição neste julgamento é realmente séria. Pesa sobre ele graves acusações, tanto mais graves quando se sabe que em suas mãos está o destino do gênero humano. Com a palavra o Exmº. Sr. Promotor
PROMOTOR: Meritíssimo Sr. Juiz, prezado colega de defesa, senhoras e senhores, não é por diletantismo que ocupo a tribuna nesta ocasião. É isto sim movido pela gravidade da situação e pelo iminente perigo que ocorre o gênero humano, este homem que aqui vemos no banco dos réus, conhecido e reconhecido pela alcunha de PAI, está neste momento, sendo julgado e acusado, porque é ele o responsável único pelo descalabro da humanidade.
Seus crimes sobem aos céus desde os primórdios da humanidade, quando a vida familiar girava em torno de sua órbita. E, ainda hoje, ele se constituiu no ditador do lar, subjugando física, espiritual, moral e socialmente aquele que a providência destinou como sua companheira e que, com ele, foi criado, em pé de igualdade. à imagem e semelhança de Deus. mas não é só isso. Nós o acusamos como o esvaziador do lar, porque nunca se encontra em casa, Nós o acusamos como arbitrário, porque somente a sua palavra é lei incontestável.
Nós o acusamos como o dono da ciência, da política, do comércio, da indústria, dos esportes, porque é só ele que tem acesso a esses campos da sociedade. Nós o acusamos como usuário do seu dinheiro ganho. Nós o acusamos como culpado pelo abandono dos filhos, Nós o acusamos, por fim, por querer
sustentar seus privilégios e lutas contra a emancipação feminina.
DEFESA: Sr. Juiz, permita - me interromper esta prosopopéia sem nexo e sem fundamento. Sem nexo porque confunde homem como pai, Sem fundamento porque parte do particular para provar o universal, incorrendo num dos mais crassos erros de filosofia, ou seja, ela aplica a TODOS OS PAIS aquilo que pode ter sido elaboração de alguns, como se fosse lógico admitir que todas as mulheres são brancas porque Maria das Quantas é branca; sem fundamento porque ele, o promotor, confunde propositadamente tempo e distância, aproximando tudo deste homem - O Pai - como se tivesse acontecido com ele no dia de hoje. E como se não bastasse, chegar-se ao cúmulo de pretender apontá-lo como destruidor da humanidade. Destruidor por quê? Em nome de que princípio? De que filosofia? Que se arroga o direito de acusá-lo como tal? O solteiro? Mas se o grande sonho do solteiro e tornar-se pai? Como poderia ser ele o acusador daquilo que deseja ser? A mulher? Mas não é ela a companheira inseparável do homem? Disse o príncipe dos poetas castelhano que "E o homem é um mundo abreviado, a mulher é o sol deste céu".
Como poderia existir o mundo, se não existisse o sol? A própria palavra PAI nada mais é do que a fusão do amor do homem e da mulher. A verdade é que a suprema felicidade da mulher é encontrar no homem a calidez do seu amor e nele buscar a grandeza de ser mãe. Se a mulher também nasceu por obra do PAI, como poderia ser ela a condenadora de quem lhe deu a vida? Se existiu discriminação entre homem e mulher, ao longo da história da humanidade. Não é o homem tão vítima desta discriminação quanto a mulher? Não foi o PAI tão envolvido pelo turbilhão incontrolável dos hábitos e costumes quanto a mulher? Mas quem o acusa? E por que acusar quem também é vítima desta contextura milenar? Não é o PAI porventura, que sai de casa, desde o amanhecer, para o trabalho, para a luta do dia a dia, em busca do sustento para a mulher e para os filhos? Não é ele - O PAI - quem sacrifica o melhor de seu tempo e de sua vida para que a esposa e os filhos tenham conforto no lar? Não é ele quem se multiplica por dois ou três empregos para que os filhos possam estudar e preparar-se para a vida? E quando estão preparados à custa do alto preço de seu suor, saúde e lágrimas, eis que eles, os filhos partem para fazer a sua vida, sobrando ao PAI na mais do que as conseqüências das agruras passadas? Então é esse homem que está no banco dos réus? Olhemos para ele. Sim, olhemos para ele! Olhemos para todos os pais aqui presentes e veremos no seu rosto, não o espírito de destruição, mas a preocupação e a ânsia por encontrar solução para todos os problemas da família. Olhemos para as rugas de sua idade avançada, para os sulcos do sofrimento, para os achaques e os abalos de sua saúde e encontraremos um homem que deu sua juventude e sua vida para que o bem estar fosse um dos pilares da felicidade familiar. Se é verdade que ainda hoje destinos da humanidade estão em grande parte ao alcance de suas mãos e sob sua direção. Não é menos verdade que, a cada centímetro da glória lhe corresponde não menos dimensão de peso e sacrifício; se é verdade que ao longo dos séculos ele escreveu páginas históricas nos campos de batalhas, não é menos verdade que, preferiria a calma, o amor e a felicidade do lar do que a destruição do mesmo, do que a mutilação e o sangue dos campos em luta. Se é verdade que a ciência, a política, os esportes, os pontos chaves da vida social, estão em suas mãos de forma acentuada, não é menos verdade que talvez isso se deva mais por uma decorrência histórica do que por seus próprios esforços pela supremacia. Afinal, hoje vivemos num mundo de competições, onde a igualdade de condições e de chances põe homens e mulheres na mesma linha de frente.
Pais, é em nome do sentimento e da justiça que nos cumpre dar o real valor ao PAI. Talvez porque seus grandes sacrifícios e renúncias são rotina e constância na sua vida, e ainda o colocam no banco dos réus, hoje, diante deste mundo conturbado, onde as preocupações pela subsistência e pelo bem estar da família conseguem as forças resistentes, ao invés de um banco de réu, nós deveríamos dar-lhe um momento de glória. E eu vou mais longe. ao ponto de chamá-lo de HERÓI. Realmente, o pai moderno é um herói, um bravo, é um homem digno de nossa mais profunda homenagem, É por isso que eu peço licença para transformar este júri numa festa de gratidão por sua contribuição para o amor e a felicidade da família e do mundo, tudo isso foi e será sempre muito importante.
A todos os pais, que hoje levantamos do banco dos réus para o pedestal dos heróis, o nosso carinho, nossa comovida admiração e nosso sincero respeito. e se alguém ainda lhe passaria pela mente continuar o debate, eu citaria o famoso orador: Antônio Vieira: "Porque tenho conhecido tantos homens, sei que é mister muito tempo para se conhecer um homem."
A nós cabe neste instante, reconhecer aquilo que na verdade representa o PAI na vida humana, quanto mais, repetiremos, apenas aqui o Almirante Thompson: "O homem, somente depois de passar os umbrais da eternidade, é que está em condições de ser julgado". Tenho dito.
JUIZ: Damos por encerrado este julgamento, não só desfazendo em tempo o equívoco das acusações, sendo que, ainda, atribuindo a esta figura admirável e extraordinária -
O PAI - nosso respeitoso apreço e profundo reconhecimento pelo seu inestimável valor dentro da sociedade humana.
FELIZ DIA DOS PAIS!!!!